Bernardo Cálão e António Oliveira conquistaram o segundo lugar no Campeonato da Europa de Sharpie 12m², disputado entre 26 e 31 de julho, na Torreira.
O resultado da tripulação portuguesa, divulgado esta segunda-feira, colocou Portugal no pódio de uma das classes históricas da vela ligeira europeia.
A vitória final pertenceu aos neerlandeses Patrick Van Raalte e Jeroen Kool, que conquistaram o seu sétimo título europeu na classe. Bernardo Cálão e António Oliveira, actuais campeões nacionais, terminaram no segundo lugar da classificação geral.
A prova reuniu 25 embarcações de Portugal, Países Baixos, Inglaterra e Alemanha, numa organização da Associação Náutica da Torreira, em parceria com a Associação Portuguesa da Classe Sharpie 12m².
Ao longo de nove regatas, disputadas em condições favoráveis de vento, as tripulações portuguesas estiveram entre os principais protagonistas do campeonato. No total, Portugal venceu quatro das nove regatas realizadas.
Além do vice-campeonato europeu, a frota portuguesa colocou quatro embarcações no top 10. Mário Coutinho e Manuel Cálão terminaram na sexta posição, Francisco Cálão e Paulo Silva foram nonos, e Salustiano Ribeiro e Pedro Palabra fecharam a prova no décimo lugar.
Criada na Alemanha em 1931, a classe Sharpie 12m² é uma das classes tradicionais da vela ligeira europeia. Foi classe olímpica nos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956, e mantém actividade competitiva internacional, com presença regular de tripulações de vários países europeus.
O campeonato terminou com a cerimónia de encerramento na Torreira, reunindo atletas, entidades oficiais e parceiros da organização.
Fotografias: Associação Portuguesa da Classe Sharpie 12m²















