Com o seu único rival nesta disputa, Frederico Morais, também na final, Vasco tinha obrigatoriamente de chegar à última bateria da prova para conquistar o seu terceiro título nacional, o que acabou mesmo por conseguir.
Já aí, Frederico, local da praia do Guincho e campeão nacional em título, acabou por mostrar porque foi o melhor surfista desta etapa, alcançando as melhores ondas e maiores scores totais em quase todas as fases, não dando hipótese a Vasco e terminando o ano como começou – a vencer! Com a sua segunda vitória do ano, Frederico Morais foi ainda vice-campeão nacional de surf em 2014.
Já Vasco Ribeiro, apesar do segundo lugar, acabou por conquistar quase tudo o que havia para conquistar. Além do terceiro título nacional de surf, aos 19 anos, Vasco conseguiu também a vitória no ranking final do MOCHE Wildcards, que atribuem dez lugares para os MOCHE Trials, a prova que dará acesso a um convite (wildcard) para a etapa portuguesa do circuito mundial de surf, em Peniche, e que será disputada nos dias 3 e 4 de Outubro, em Supertubos.
Mas o agora tri-campeão nacional mais novo de sempre do surf português acabou por vencer também o Prémio Ericeira Surf & Skate, atribuído ao surfista sem patrocínio principal melhor colocado no ranking final da Liga MOCHE 2014. O vencedor deste prémio será convidado a integrar o team da Ericeira Surf & Skate em 2015, onde terá incluído material para a prática da modalidade, bem como as inscrições em todas as provas oficiais da ANS.
Nas meias-finais, em terceiro lugar ex-aequo, ficaram João Guedes (campeão nacional em 2009), no seu melhor resultado do ano, e Pedro Henrique, surfista brasileiro radicado em Portugal e ex-campeão mundial júnior, que já tinha alcançado as meias-finais da etapa anterior, no Algarve.
Os quintos classificados no Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate foram Eduardo Fernandes, Gonzalo Zubizarreta (surfista galego residente em Portugal) e os gémeos Luca e Joackim Guichard, de Tavira. Na fase anterior aos quartos de final homem-a-homem, disputada logo pela manhã, ficaram surfistas como Miguel Blanco, Nicolau Von Rupp, José Ferreira ou Ruben Gonzalez, entre outros, o que constituiu as maiores surpresas do dia.
Joackim Guichard foi ainda o vencedor da quinta Malibu Expression Session do ano, que atribuiu 500€ à melhor manobra, um re-entry de backside muito forte, executado nessa bateria especial.
No feminino, Carina Duarte venceu esta última etapa da Liga MOCHE, à semelhança do que tinha feito na etapa anterior, conquistando o vice-título nacional, depois de um ano menos consistente. A campeã nacional de 2013 bateu na final a nova campeã nacional, Teresa Bonvalot, a local do Guincho Camilla Kemp e a ericeirense Ana Sarmento, respectivamente segunda, terceira e quarta classificadas no Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate.
Por seu lado, Teresa Bonvalot, de 14 anos, terminou o ano com um palmarés de quatro vitórias e dois segundos lugares.