Desde quinta-feira dia 29 às 12h GMT até sexta-feira 30 de novembro François Gabart no “MACIF”, viajou com média de velocidade de 20,1 nós. E Isso quebrou o recorde anteriormente feito por Alex Thomson em 2003.
O lider, Armel Le Cléac’h, escolheu um rumo mais pelo meio do Atlântico, enquanto a restante frota preferiu aproximar-se mais do Brasil de onde soprava mais vento e depois ir aproximando-se da Ilha de Tristão da Cunha com vento do quadrante NW de 20 a 25 nós, enquanto o “Banque Populaire” navegava com ventos que não passavam dos 17/18 nós.
Assim tanto François Gabart no “Macif” como Jean-Pierre Dick no “Virbac Paprec”com um vento mais favorável, passaram o “Hugo Boss” e o “Cheminées Poujoulat”, os perseguidores mais diretos do da frente, e após fazerem uma velocidade média de 20 nós em 24 horas estão agora à vista do “Banque Populaire”, apenas a 20 milhas de distância.
O grupo da frente é constituido agora por oito veleiros, o último dos quais, o “Mirabaud, encontra-se a 280 milhas. O último da regata na 13ª posição, o “Team Plastic”, encontra.se a 1.400 milhas.