Volvo Ocean 65 em forte competição na Sevenstar Round Britain and Ireland Race

12 Ago, 2014 | Vela

A frota dos Volvo Ocean Race 65 está a liderar os mono cascos na saída do Canal Inglês. Actualmente na frente, está a equipa Espanhola, comandada por Iker Martínez – cujo patrocinador principal ainda não foi anunciado – seguida de perto pela Equipa da Dongfeng de Charles Caudrelier, em segundo lugar.
Em terceiro lugar, segue a Abu Dhabi OceanRacing de Ian Walker que pressiona duramente os dois da frente, sendo perseguidos pela Team SCA. A Equipa Alvimedica, de Rhode Island comandada por Charlie Enright, encontra-se actualmente atrás dos seus rivais, na quinta posição.
É a primeira vez que tantos dos novos 65 da Volvo OceanRace correm uns contra os outros, originalmente previsto para começar um dia mais cedo, ao meio-dia de domingo – mas foi adiado devido aos ventos de tempestade do outro lado do Atlântico.
E, apesar de mais quente e às condições mais favoráveis de Segunda-feira, o percurso da prova foi invertido, o que significa que a frota irá navegar contra o sentido dos ponteiros do relógio, à volta das ilhas, em vez do sentido tradicional.
Apesar destas mudanças, os barcos ainda enfrentaram ventos fortes, e isso significou que não houve problemas em entrar rapidamente em modo de corrida – com a TeamSCA a agarrar a pole position nas movimentações iniciais.
Apesar da pressão da Equipa Dongfeng e da Abu Dhabi Ocean Racing, as senhoras seguiram o seu caminho – e quando os barcos passaram Spinnaker Tower de Portsmouth, elas agarraram-se a uma pequena vantagem.
No entanto o primeiro lugar foi alvo dos rivais, e um ataque da Equipa Espanhola pôs Martínez à frente, depois de um início abaixo do esperado.
Foi um início rápido e feroz das equipas, com condições difíceis como a lesão de Pascal Bidégorry, da Equipa Dongfeng, demonstra.
O experiente navegador francês chocou com outro membro da tripulação, perdeu o equilíbrio e caiu, ferindo a mão. O corte resultante necessitou de quatro pontos.
Will Oxley, da Team Alvimedica, com duas campanhas completas, falou antes do início da prova sobre as dificuldades que a rota levantaria.
“É uma grande pista de corrida, uma das melhores do mundo, e da perspectiva de um navegador, é muito, muito exigente”, disse.
“A prova dar-nos-á mais tempo para trabalhar em conjunto, para enfrentar decisões, e passar pelo processo de tomada de decisão, para que ele seja tão fluido quanto pode ser na hora da Volvo OceanRace.”

 

FOTO: Ainhoa Sanchez / Volvo Ocean Race

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept