O WWA Supra Wakeboard World Championships é a prova mais exclusiva da WWA e conta também para a pontuação geral da WBWS – Wakeboard Boat World Series, que passa este ano pelos EUA, Brasil, Canada e Japão.
“Esta é uma conquista inédita, que garante a participação aos atletas do país que acolhe a prova. É um grande contributo para o desenvolvimento da modalidade no nosso país, um incentivo aos praticantes a mostrar o talento nacional”, explica André Matos, Presidente da APWW.
Os atletas portugueses concorrem na sua maioria na categoria de “Amadores” mas o contingente luso irá representar praticamente todas as categorias, desde o Junior até ao Veterano.
“A maioria dos campeonatos do mundo contam para um circuito, com várias provas em locais diferentes do globo. Esta prova é única porque é irrepetível. Conta para a pontuação geral da WBWS, mas tem um valor por si só à escala mundial”, explica André Matos. “Acontece uma vez ao ano e apenas num local. Até agora sempre nos Estados Unidos, o país líder da modalidade. A primeira vez que acontece fora de casa, acontece em Portugal e este é um incentivo aos praticantes da modalidade no nosso país”, acrescenta.
Bernardo Branco, campeão nacional de wakeboard, concorre na categoria Men I, que é uma categoria de entrada no nível PRO, muito competitiva e em que muitas pessoas vão estar atentas ao seu potencial. André Matos espera que “o seu talento mostre mais uma vez que pode competir com os melhores do mundo”.